Neste sábado (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Balsas realiza o Dia “D” de Vacinação contra a Gripe.

A vacina esteve disponível em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h.  A campanha começou dia 10 de abril e tem como meta vacinar no município 10 mil crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; 12 mil idosos a partir de 60 anos

A vacina aplicada é trivalente protege contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B. a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde na zona urbana. Também são realizadas ações volantes em locais que os postos de saúde não tem sala de vacinação e locais que não tem postos de saúde, como os Residenciais Jocy Barbosa, Veneza, Santa Rita, Lixão, Dom Franco, São Caetano e em locais específicos como o Lar São de Paula, Quartel da PM e do Corpo de Bombeiros e Unidade Prisional.
Na zona rural, uma equipe atuará no sertão nas regiões que não tem postos de saúde realizando vacinação para cobrir 100% da área geográfica do município.
Além da vacinação a Secretaria Municipal de Saúde com parceria dos alunos do curso de Enfermagem da UEMA promove pedágios em locais de grande circulação de pessoas, com distribuição de panfletos conscientização e convite as pessoas que estão acontecendo nos dias:  10, 15 e 22 de abril; 04, 13, 20 e 27 de maio.
Janaynna Neves Sá, coordenadora de imunização, destacou a importância de todas as pessoas dos grupos prioritários buscarem o posto de saúde para tomar a vacina. “Dessa forma vamos reduzir quantitativo de internações, complicações e até mesmo a morte. Em 2018 foram notificados 839 mortes por infecções caudados pelo vírus influenza. É necessário que a população se conscientize, pois a gripe em suas formas graves pode levar a morte. É uma doença respiratória que afeta pessoas com baixa imunidade”.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado